O desenvolvimento motor das crianças faz parte de um processo complexo, que depende de uma série de elementos inter-relacionados, tais como as características físicas e estruturais do indivíduo, o ambiente em que ele está inserido e a tarefa que ele realizar. A interação desses aspectos influencia na aquisição e no progressivo refinamento das habilidades motoras ao longo do tempo.
Vamos às ideias?
- Aprimora movimentação motora, o fortalecimento muscular e a amplitude dos movimentos. Estimula o equilíbrio, a dissociação (movimentação) de cintura escapular (ombros) e cintura pélvica (quadril).
- Utilizar bambolês, escadas, tuneis (podem ser feitos com cadeiras, caixas de papelão), fitas ou barbantes.
- Atividades gestuais em um contexto de comunicação. Envolve gestos simbólicos como dar tchau, mandar beijo, imitar gestos ou fazer mímicas. Por isso, incentivar a criança pequena a realizar estes gestos ou mímicas auxilia no desenvolvimento desta habilidade, que é relevante para a aquisição de outras habilidades motoras.
- Reflete a capacidade de percepção visual adequada para uma ação apropriada, implicando na habilidade de reproduzir ou construir figuras, desenhando ou montando-as. Essa habilidade envolve a síntese visual, a elaboração de uma representação mental e a reprodução. Utilizar massinhas de modelar, brinquedos de montar, desenhar ou pintar.
Como fazer sua massinha de modelar:
- 1 xícara de sal;
- 4 xícaras de farinha de trigo;
- 1 xícara e meia de água;
- 3 colheres de sopa de óleo;
- Corante alimentício.
Em uma vasilha misture a farinha e o sal, em seguida adicione a água e o óleo. Por último o corante (pode ser usado colorau, suco de frutas em pó). Caso fique seco, pode acrescentar um pouquinho mais de água e se ficar mole, acrescentar um pouco mais de farinha. Observar condições alérgicas de seu filho! A massinha pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo.
Como fazer sua tinta:
- 1 litro de água;
- 1 xícara de chá de farinha de trigo ou amido de milho;
- 3 colheres de sopa de vinagre;
- Anilina ou guache (diversas cores).
Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso. Deixe esfriar e junte o vinagre. Divida a massa em vidros e acrescente a anilina ou guache (várias cores). Essa tinta se conserva bem por 1 mês se mantido bem fechado. Ótima para pintar com as mãos. Coloque os trabalhos para secar à sombra.
Legal, né? Compartilhe estas dicas com quem você gosta e continue a nos acompanhar para mais dicas e informações importantes para toda a sua familia.